ORCID – Open Researcher and Contributor ID

Pesquisadores/autores, caso ainda não possuam o seu ORCID (Open Researcher and Contributor ID), não percam mais tempo e façam o seu cadastro! A tendência é este identificador ser cada vez mais exigido para cadastros em revistas, eventos e outras atividades envolvidas com a comunicação científica.

Importantes instituições ligadas diretamente à comunicação científica já definiram o ORCID como o identificar único para os pesquisadores/autores, são elas: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Leia a notícia “Lançado consórcio para assinatura de identificador digital de pesquisadores” e veja mais detalhes.

Assim como o DOI (Digital Object Identifier) é um identificador único e persistente para os objetos digitais, o ORCID é um identificador único e persistente para os pesquisadores. Com o ORCID é possível diferenciar pesquisadores com um mesmo nome além de reunir produções de um mesmo autor, ainda que ele tenha sido citado de formas diferentes.

O cadastro para a obtenção do ORCID é gratuito e pode ser feito pelo site https://orcid.org/

Mais orientações sobre o cadastro no ORCID podem ser  acessadas pelo site da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) neste link.